Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional PDF Imprimir E-mail

Título: Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional

Ano de início: 2001

Ano de encerramento: em andamento

Pesquisador responsável: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa)

Demais pesquisadores: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope)

Fonte de Financiamento: Ibope, CNPq

Resumo: A pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a amostras de duas mil pessoas, focalizando ora a leitura e escrita, ora a matemática. A partir de 2007, os levantamentos passam a ser bianuais e medir simultaneamente, por meio de testes, as habilidades de processar informações verbais ou numéricas contidas em materiais impressos presentes no cotidiano, como notícias, anúncios, instruções, mapas, gráficos, entre outros. São também aplicados questionários para levantar informações sobre o background educacional e familiar dos entrevistados, além de suas práticas de leitura, escrita e matemática no contexto doméstico, do trabalho, do consumo cultural, da participação social e da religião. Além dos levantamentos nacionais, os instrumentos do Inaf vêm sendo utilizados em estudos especiais com o objetivo de diagnosticar necessidades de aprendizagem de populações específicas e avaliar programas educacionais.

Palavras-chave: alfabetismo, analfabetismo, leitura e escrita, letramento, jovens e adultos, práticas culturais

Produtos:

Relatório: Resultados do Inaf – Habilidades de leitura, 200120032005

Relatório: Resultados do Inaf – Habilidades Matemáticas, 20022004

Relatório: Um balanço dos resultados de 2001 a 2005

Relatório: Resultados do Inaf – Habilidades de leitura e matemática, 2007

Relatório: Resultados do Inaf 2009

Relatório: Resultados do Inaf 2011 e balanço dos 10 anos do índice

Artigo: Cultura Escrita: modos e condições de inserção (2004)

Artigo: As estatísticas da alfabetização (2007)

Artigo: Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares (2008)