Impacto do ideário da educação popular nas políticas municipais de educação básica de jovens e adultos PDF Imprimir E-mail

Título: Impacto do ideário da educação popular nas políticas municipais de educação básica de jovens e adultos

Ementa: Iniciado no âmbito do CEDI e concluído em 1995, por meio de levantamento bibliográfico, coleta direta de informações e estudos de caso, objetivou a caracterização de programas municipais de educação básica de jovens e adultos e a análise do ideário que os fundamenta, especialmente em conexão com os paradigmas e indicações que emergiram da vertente da educação popular. A abrangência do estudo foi nacional, e estudos de caso foram realizados em Diadema, Porto Alegre e Recife.       

Equipe Ação Educativa/vínculo: Sérgio Haddad / pesquisador; Maria Clara Di Pierro e Orlando Joia / bolsistas auxiliares de pesquisa

Período de início: sem informação

Encerramento:
1995.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos, educação popular, política municipal de educação básica de jovens e adultos.    

Promoção/financiamento: CNPq, CEDI e Ação Educativa

Produtos:
HADDAD, S., PONTUAL, P.  La educación popular en Brasil hoy : nuevos temas, nuevos desafios.  La Carta, Santiago-Chile, v. 17, n. 154, p. 10, mar./abr. 1994.
HADDAD, S.  Experiência municipais de educação de jovens e adultos : análise do impacto da educação popular.  São Paulo : Ação Educativa 1997 (relatório de pesquisa).
DI PIERRO, Maria Clara.  Políticas municipais de educação básica de jovens e adultos no Brasil : um estudo do caso de Porto Alegre, RS.  Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.
DI PIERRO, Maria Clara. Um estudo de política municipal de educação básica de jovens e adultos : o caso de Porto Alegre. São Paulo : [s.n.], 1996.11 p. Apresentado na XIX Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu, MG.
DI PIERRO, Maria Clara.  Tendências da formação de educadores para educação básica de jovens e adultos no Brasil.  São Paulo : [Ação Educativa], 1995. 19 p. Apresentado no Seminário Taller REDALF, dentro da Jornada de Intercâmbio de Experiências Pedagógicas: Educação Básica de Jovenes y Adultos, 1 a 4 ago. de 1995, La Serena, Chile.
DI PIERRO, Maria Clara.  A política municipal de educação de jovens e adultos de Porto Alegre (RS) : um estudo de caso. In:  SEMINARIO INTERNACIONAL EDUCACAO E ESCOLARIZACAO DE JOVENS E ADULTOS : experiências brasileiras, maio 1996, São Paulo, SP. [Trabalhos apresentados].  Brasília : MEC ; Ibeac, 1997. v. 2 p. 187-206.