Avaliação do Projeto Incentivo à Leitura PDF Imprimir E-mail


Título: Avaliação do Projeto Incentivo à leitura

Ano de início:
2007  

Ano de encerramento: 2008

Pesquisador responsável:
Cláudia Lemos Vóvio, Ednéia Gonçalves, Maria Amabile Mansutti, Maria Lucia Guardia

Fonte de Financiamento:
Natura Cosméticos S/A

Resumo:
O Projeto de Incentivo à Leitura é uma iniciativa do Programa Crer para Ver, vinculado à Natura Cosméticos S/A. Entre os anos 2006 e 2007, 1.202 escolas que mantinham cursos de Educação de Jovens e Adultos receberam um acervo formado por 50 títulos, de gêneros literários e informativos, adequados aos interesses e competências leitoras dos estudantes do ensino fundamental na modalidade EJA.
Além do acervo, foram enviados subsídios para os professores e para os estudantes com orientações para a mediação da leitura, quanto à organização de um ambiente educativo (em sala de aula, na escola e na comunidade) favorável à formação de leitores a manutenção e à guarda desse acervo. Dessas escolas, 217 enviaram os resultados de um diagnóstico sobre a situação inicial da leitura no local. No segundo semestre de 2007, 193 professores e 811 alunos de 115 escolas de todas as regiões do país responderam a questionários avaliativos. A análise dos dados indica que o projeto atingiu seus resultados, com engajamento de estudantes e professores no cuidado e gestão do acervo. O balanço das obras tomadas de empréstimo e indicadas como mais apreciadas pelos alunos leitores incluiu obras comumente vistas como difíceis ou distantes do universo dos alunos de EJA, comprovando a importância de oferecer acervos ricos e de boa qualidade para desafiar os leitores.

Palavras-chave: avaliação, leitura, eja, acervo,

Produtos:
VOVIO, Claudia, GONÇALVES, Ednéia, MANSUTTI, M. Amabile e GUARDIA, M, Lucia. Projeto de Incentivo à Leitura: relatório da segunda etapa. São Paulo: Natura / Programa Crer para Ver, Ação Educativa, Alfasol Cenpec: 2008.