Creche para Todos e Câmara Municipal de SP discutirão a Educação Infantil da cidade PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 06 de Agosto de 2008 13:10
Quatro debates serão realizados no segundo semestre do ano; a primeira está marcada para 27 de agosto.

“No fim dos anos 80, no Sudeste, e nos anos 90, no resto do país, houve a ampliação do ensino fundamental. Hoje, ele é quase universal. Agora é a hora de ampliar o direito à educação infantil”, diz Salomão Ximenes, da Ação Educativa. Ele representa a organização no Movimento Creche para Todos, que realizará, conjuntamente com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais e com a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo, o Fórum de Discussão sobre a Educação Infantil no município de São Paulo. O primeiro encontro está marcado para o dia 27 de agosto, às 10 horas, na Câmara.

Atualmente, o poder econômico da cidade não condiz com o alcance da rede infantil pública. Segundo dados oficiais, somente 15,52% das crianças são atendidas em creches na cidade de São Paulo, abaixo da média estadual (19,2%) e do Sudeste (21,6%). O dado também contrasta com a taxa de alfabetização no município: 95,41%. Salomão aponta duas causas para esse cenário: a descontinuidade da gestão pública e uma questão de prioridades. E afirma que “para mudar a escala de atendimento, a cidade precisa de uma política de Estado. Uma política que permaneça”. E, para isso, segundo o advogado, a participação da população no debate é fundamental.

O Movimento Creche para Todos é uma articulação institucional que tem como principais objetivos zerar o déficit de vagas em creches e pré-escolas no município e melhorar a qualidade do ensino infantil. Ele é composto pela Ação Educativa, Associação Internacional de Interesses à Humanidade Jardim Emílio Carlos e Irene, Casa dos Meninos, Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP), Fórum do Jardim Irene, Instituto de Cidadania Padre Josimo Tavares e Instituto Lidas.

Serviço:
Fórum de Discussão Infantil
Datas: 27 de agosto de 2008, 24 de setembro de 2008, 29 de outubro de 2008, 26 de novembro de 2008
Horário: das 10 às 12 horas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (8.º Andar)
Viaduto Jacareí, 100 (próximo ao Terminal Bandeira e ao Metrô Anhangabaú)

Mais informações:

Movimento Creche Para Todos: www.demandacreche.org.br

Última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2008 13:58
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar