Arte na Casa PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   

A área de Cultura da Ação Educativa se constitui a partir da noção da cultura como direito e do exercício deste direito como ação política. Tem como objetivo fortalecer a produção e a difusão de expressões culturais de grupos originários e atuantes nas periferias urbanas, visando a afirmação de suas identidades, ampliação do acesso a circuitos de produção e consumo de bens culturais e reconhecimento do direito à cultura como dimensão essencial da cidadania. A partir do tripé experimentação, produção de conhecimento e incidência em políticas públicas, atua em diferentes frentes.

Uma delas é o projeto Arte na Casa, que tem como objetivo promover uma intervenção no sistema de atendimento socioeducativo por meio de atividades de arte e cultura em 27 unidades da Fundação Casa (antiga Febem) atuando junto a 1.200 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime de internação.

A ação se dá por meio de oficinas de arte-educação para os jovens (circo, teatro, capoeira, fotografia) e um trabalho de formação e acompanhamento dos arte-educadores, além de atividades de registro e sistematização do trabalho, permanentemente avaliado.

As atividades dialogam com as demais frentes de atuação da área de Cultura da organização, pois os jovens são convidados a fazerem parte da rede que se constitui em torno do debate e da ação da cultura periférica. Participam periodicamente de saraus, exposições e apresentações realizadas no Espaço de Cultura de Mobilização Social.

Navegue no menu ao lado por outros projetos da Área de Cultura ou entre nas Galerias de Imagem abaixo:

Galeria virtual - Arte na Casa

Galeria de imagens - Oficinas de fotografia do Projeto Arte na Casa

Galeria de Imagens - Mostra de Teatro da Fundação Casa 28/08/2009

Galeria de imagens - Oficinas de Artes Plásticas

Galeria de imagens - Oficinas de fotografia do Projeto Arte na Casa (2004)

 

 

teste de arte na casa