Mostra "A Ilusão Paga Passagem": transporte público e direito à cidade PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 24 de Março de 2010 00:00



Após dias seguidos de um calor insuportável, cai a chuva sobre a grande capital. O indivíduo está no ônibus coletivo, desconfortável, apóia-se de forma incomoda sobre as grades diante da catraca, imediatamente ao lado do cobrador. Mais um dia. A temperatura dentro da lata de “sardinhas-humanos” vai aumentando: são mais de sessenta a uma temperatura de 36,5 °C.  Ali, dentro, “humanos-sardinhas” pagando um ALTO preço para circular por vias esburacadas, cheias de água, sendo obrigados a permanecer de pé, escorados, desconfortáveis, respirando um ar quente, pesado e opressor.

A Mostra “A Ilusão Paga Passagem” organizado pelo Coletivo FELCO Brasil enfoca as questões de transporte público e do acesso a cidade em Sete Sessões composta por filmes de origens distintas: produzidos por coletivos, movimentos sociais, até analistas e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. São postos para dialogar. O resultado é uma investigação sobre políticas públicas para o setor, das lutas populares (as “revoltas dos centavos”). Das formas de organizações, que são capazes de influenciar seus processos e do impacto do transporte para a vida nas cidades.

Procurando dar vazão a uma produção específica relacionada às questões de transporte público e direito à cidade, a fim de amadurecer e potencializar o debate sobre o tema será realizado estamostra. A sua importância é acentuadanestemomento, início de 2010, ummomentodemobilização contra o aumento da PASSAGEM de ônibus na cidade de São Paulo, que traz reciprocidades muito frutíferas: a formação proporcionada na sala de cinema e nos seus debates e a ampliação do acesso a produções audiovisuais populares-militantes.

A partir das diferentes visões de cidade, a "A Ilusão Paga Passagem" pretende gerar discussões sobre um transporte totalmente gratuito, a atuação de movimentos sociais por direito ao transporte e à moradia e apresentar detalhes e as vivências dos cidadãos em meio às tumultuadas metrópoles.

Além do Cine Olido e o cursinho Acepusp, em São Paulo, a mostra será exibida no Rio de Janeiro e em Rio Claro.

Mostra “A Ilusão Paga Passagem”

Sala Cine Olido – São Paulo

De 01 a 03 de Abril de 2010

Sessão 1 - dia 1/4, às 15h
Sessão 2 - dia 1/4, às 17h

Sessão 3 - dia 1/4, às 19h30
Sessão 4 - dia 2/4, às 15h
Sessão 5 - dia 2/4, às 17h

Sessão 6 - dia 2/4, às 19h30
Sessão 7 - dia 3/4, às 15h - Com debate.

Confira a programação completa: www.felcobrasil.org ou http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/cultura/mostra-apresenta-videos-e-perspectivas-sobre-transporte-coletivo

Última atualização em Qua, 09 de Novembro de 2011 15:35