Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Dom, 20 de Setembro de 2009 21:00
Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo

Horário: 19h30 às 21h30

Local: a confirmar

 

O objetivo principal é elaborar uma proposta para o Plano de Circulação Viária e Transportes para a cidade de São Paulo. O plano está previsto no Plano Diretor Estratégico e, pela lei, deveria estar pronto desde 2006.

 

A partir do encontro, a idéia é formar uma comissão com representantes da sociedade civil para dar apoio à Prefeitura, levando propostas com foco nos ideais de cidade sustentável e incentivando a concretização do Plano.

 

Além disso, o seminário tem como objetivos:

 

- Traçar um breve panorama da cidade de São Paulo, no que diz respeito ao planejamento e construção da cidade do ponto de vista da mobilidade urbana e transportes;


- Apresentar alternativas, possibilidades e propostas para melhorar a mobilidade urbana na cidade, e

 

- Mobilizar os participantes para as atividades do dia 22 de setembro.

 

Foram convidados para fazer parte dessa mesa: Alencar Izidoro, jornalista da Folha de São Paulo; Ladislau Dowbor, professor de pós-graduação em economia e administração da PUC-SP (confirmado); Assuncion Blanco, da Associação Viva Pacaembu; João Lacerda, da ONG Transporte Ativo (confirmado); Horácio Figueira (vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres e consultor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego ( confirmado) e Hugo Pietrantonio, professor doutor em engenharia de transportes da Universidade de São Paulo.

 

Por favor, confirme presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Além da realização dos seminários, para o dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, estão programadas várias atividades:

 

Das 7h às 19h, “Vaga Viva” (esquina da R. Padre João Manoel e Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional) – transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. O espaço também será utilizado para uma oficina de montagem de “ando-móveis”, estruturas de madeira que lembram o formado de um automóvel, mas que são movidas pelas pessoas.

 

A partir das 9h, marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, “Praia do Tietê” – Atividade promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pretende reunir 200 pessoas para encenar  uma manhã de lazer, com caminhada, jogos e até espaço para banho de sol na "praia do Tietê". O cenário contará com esteiras, cadeiras de praia e guarda-sol. O objetivo é imaginar uma cidade com rios limpos, revitalizados, atraentes para a população.

 

A partir das 9h, Av. Paulista com rua Augusta, Manifesto por um ar mais limpo e em favor da mobilidade urbana em São Paulo – com máscaras anti-poluição, participantes distribuirão um manifesto, inédito, assinado por diversas organizações, que alerta sobre os impactos da poluição veicular na saúde pública e no aquecimento global e sobre a urgência de medidas que estimulem a mobilidade sustentável – ciclovias, transporte público acessível e de qualidade, prioridade ao pedestre.

 

Informações atualizadas sobre as atividades estão disponíveis no portal www.nossasaopaulo.org.br e no www.diamundialsemcarro.ning.com

 

Contamos com a sua participação!